Twitter como ferramenta de marketing digital para sua empresa
O terceiro e último artigo da série especial “redes sociais como ferramentas de marketing digital para seu negócio” aborda o Twitter.
O microblog mais popular do mundo é caracterizado pela velocidade e dinamismo no compartilhamento de informações. O pequeno tamanho das postagens – até 140 caracteres – não significa limitação nas mensagens, mas uma linguagem própria que, se bem aproveitada, fala mais do que mil palavras.
Há diversas maneiras de usar o Twitter para fins corporativos. Cabe aos profissionais envolvidos com a comunicação da empresa refletirem sobre qual seu posicionamento, dependendo da necessidade e contexto.
Alguns exemplos:
- Serviço de atendimento ao consumidor (SAC);
- Vender produtos e serviços;
- Anunciar novidades;
- Se relacionar com o público e fortalecer a marca.
Entenda a linguagem da rede
A verdade é que toda rede social tem sua própria linguagem. A maneira com que os usuários se apropriam do site acaba moldando seu mecanismo de funcionamento. No Twitter não é diferente. Para ganhar espaço nessa rede é determinante compreender o formato das postagens e como as informações circulam rapidamente.
Precisão e objetividade
A partir daí já podemos pensar no que fazer para atuar bem no microblog. Não existe fórmula perfeita, mas alguns passos são essenciais para qualquer um.
O espaço é curto. A circulação é alta. Precisão e objetividade são indispensáveis para alcançar o público. Desde o preenchimento das informações do perfil como nome da conta, descrição e dados de contato às publicações ao longo do tempo. Tudo precisa ser escrito para facilitar a compreensão do leitor a primeira vista.
Utilize palavras-chave que descrevam seu negócio e área de atuação, o nome de usuário deve ser o mais próximo do real possível (o nosso, por exemplo, é @wwwsitecombr).
Nas postagens tente transmitir tudo com os 140 caracteres. Quando a mensagem é grande, como uma notícia, utilize links externos. Uma desvantagem de dividir um texto em vários tweets é que no espaço entre um e outro para o seguidor, publicações de outras contas podem aparecer, atrapalhando a leitura.
Daí a importância de ser objetivo e preciso. É necessário captar a atenção do público e deixar claro sua mensagem para despertar interesse.
Promova diálogos com as hashtags
As hashtags são marcadores que permitem monitorar e seguir publicações sobre um determinado assunto. Empresas tiram vantagem do recurso criando campanhas participativas. Ao encorajar seus clientes a postarem utilizando uma hashtag, a interação entre empresa e público ganha novas proporções e formatos.
É possível saber o que as pessoas estão achando de seus produtos e serviços, pedir diretamente a opinião delas e por ai vai.
Twitter e seu site
Sites e lojas virtuais construídos na Site.com.br são totalmente integrados às redes sociais. Com nossa ferramenta, além de criar site WordPress grátis você pode integrá-lo ao Twitter e outras redes, garantindo a visibilidade da sua empresa na internet. Você ainda ganha uma conta de e-mail e pode usar seu domínio próprio.