Obtenha o máximo das imagens em seu site com essas dicas de otimização
Com técnicas simples de otimização para imagens, é possível aproveitar mais do potencial delas no seu site.
Não é difícil perceber a importância do uso de imagens no conteúdo de um site, seja pessoal, corporativo ou loja-online. Mas além de simplesmente usar fotos para compor a aparência, é interessante otimizá-las para aproveitar melhor seu potencial, em diversos sentidos.
Nunca esqueça o contexto
Todo conteúdo deve estar devidamente contextualizado. Ao escolher uma imagem para ilustrar um texto ou produto no site, pense no papel a ser cumprido por ela: ser clara e objetiva? Despertar a curiosidade? Vender?
Ficar atento a esse detalhe evita o uso indevido de um tipo de imagem, desperdiçando sua função atrativa no conteúdo. O cliente/leitor tem mais chances de captar o objetivo da mensagem e reagir positivamente a ela quando a foto está em harmonia com o contexto apresentado.
Evite redimensionamento de imagens na página
A velocidade do site é um fator importantíssimo. Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando as páginas carregarem. Um dos fatores que contribuem para o peso de um site são imagens grandes redimensionadas. Explico.
Uma foto com resolução de 3200 x 2400 px é carregada para ilustrar um artigo, mas na página ela é exibida com as dimensões 350 x 263 px. Isso é redimensionamento.
Ao invés de fazer isso, podemos simplesmente alterar o tamanho da imagem antes de publicá-la. Essa prática deixa a página mais leve e evita possíveis distorções com o redimensionamento automático na página. O programa gratuito
Paint.NET possibilita a edição de fotos com agilidade e facilidade.
Reduzir a dimensão da imagem também contribui para que o tamanho dela (medido em MB ou KB) seja menor, resultando no seu site mais leve.
Complete os atributos alt e title
As fotos publicadas em seu site também podem ser fontes de tráfego através do Google e outros buscadores. Para tirar maior proveito disso, preencha corretamente os atributos alt e title da imagem. Mas o que eles são?
O atributo alt é um meio de informar para os mecanismos de busca o que a imagem significa, ou seja, uma descrição. Por exemplo, a foto de um computador pode conter o alt como “computador de mesa” ou “notebook HP”, sempre de encontro com o real significado da imagem.
O title é o nome da imagem. É o que aparece quando passamos o mouse em sobre ela. Ainda com nossa foto do computador, o título poderia ser “Desktop Asus” ou “HP All in One”. Esse atributo melhor a navegabilidade do site.
Os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo, inclusive o WordPress,
adotado pela Site.com.br, oferecem meios intuitivos para o preenchimento desses atributos.
Cuidado com os direitos autorais
Essa parte é bem delicada. Embora seja o hábito de muita gente, usar imagens obtidas numa busca do Google nem sempre é correto, porque elas podem estar protegidas por direitos autorais. A verdade é que dá trabalho conseguir fotos livres para uso.
Quem é cliente da Site.com.br não tem preocupação com isso. Oferecemos bancos de imagens com milhares de opções de alta qualidade, para os mais diversos estilos e temas.
Além de poder colocar todas essas dicas de otimização em prática, você vai gastar pouquíssimo tempo e dinheiro para obter imagens profissionais e ilustrar o conteúdo do seu site.
Crie site WordPress grátis!